Vieira, FernandoFreitas, Ricardo2024-12-122024-12-122024-11-29http://hdl.handle.net/10400.26/53115Este Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do 2.º Ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio assumiu um papel central na nossa formação, permitindo-nos adquirir e consolidar competências pedagógicas e didáticas fundamentais para a prática docente em Educação Física. Realizado na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, na Ilha Terceira, Açores, ao longo do ano letivo de 2023/2024, este estágio proporcionou a experiência de ensinar Educação Física às turmas do 6.º, 7.º e 11.º anos. Este relatório tem como finalidade relatar as experiências e aprendizagens obtidas, refletindo sobre as metas inicialmente definidas, os desafios encontrados, e as abordagens pedagógicas implementadas para alcançar um ensino eficaz e inclusivo. O relatório está organizado em quatro secções principais: a primeira foca-se nos objetivos do estágio e na contextualização da escola; a segunda detalha o processo de ensino, incluindo estratégias de planeamento e métodos de avaliação utilizados; a terceira analisa a nossa integração na dinâmica escolar e o relacionamento com a comunidade educativa; e a última secção é dedicada à investigação, explorando como as Orientações Educacionais dos professores de Educação Física na região dos Açores influenciam a importância dada à aptidão física dos alunos.porRelatório finalEducação físicaPrática de ensino supervisionadoOrientações educacionaisAs orientações educacionais dos professores de educação física da região autónoma dos Açores e a sua influência na importância atribuída à aptidão física dos alunosmaster thesis203748719