Machado, RicardoMartins, Rita2023-05-032023-04-132023-02-28http://hdl.handle.net/10400.26/44686A transição entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico tem uma grande importância na primeira infância, na medida que a criança vai iniciar uma fase marcante por novos desafios de aprendizagem que é determinante para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Este deve ser um processo contínuo, integrado e harmonioso. As transições escolares são momentos marcantes na vida das crianças, das famílias e dos educadores e professores. A presente investigação centra-se na transição entre os dois primeiros ciclos de escolaridade no percurso escolar das crianças. Desta forma, procurou-se, recolher a maior informação possível sobre esta temática. Posto isto, o presente estudo tem com o objetivo perceber como são realizadas as transições na educação pré-escolar para o 1.º Ciclo do ensino básico em Portugal. Esta investigação encontra-se assente numa revisão sistemática de literatura. A opção por esta abordagem metodológica surge a fim de se proporcionar uma síntese da literatura sobre a temática escolhida de forma a identificar estudos publicados, tendo-se sido adotada a recolha de cem estudos/artigos que se enquadrassem na temática investigada. A investigação proporcionou uma reflexão sobre os respetivos contextos, envolvendo todos os parceiros educativos. Também se pode observar condições e práticas profissionais potenciadoras de uma transição bem-sucedida. Os resultados confrontam-nos, ainda, com um conjunto de interrogações, dilemas, expetativas e problemas que nos impendem de considerar que esta é uma prática adotada por todos. Concluímos que embora existam metas e objetivos ambiciosos nos documentos orientadores, e expetativas por parte dos educadores e professores, ainda não existe uma prática consolidada em todo o país.The transition between pre-school and primary school is very important during early childhood, as it will start a phase marked by new learning challenges that is decisive for the child's personal and social development. This should be a continuous, integrated and harmonious process. School transitions are defining moments in the lives of children, families and teachers. The present research focuses on the transition between the first two education cycles in the children's school journey. Thus, it was sought to collect as much information as possible from what has already been discussed on this subject. Therefore, the present study aims to understand how the transitions from pre-school education to the primary school are carried out in Portugal. This research is based on a systematic literature review. This methodological approach was chosen to provide a synthesis of the literature on the chosen topic in order to identify published studies. The research provided a reflection on the respective contexts, involving all the educational partners. It was also possible to observe the conditions and professional practices that promote a successful transition. The results also confront us with a set of questions, dilemmas, expectations and problems that prevent us from considering that this is a process adopted by all. We conclude that although there are ambitious goals and objectives in the guiding documents and by educators and teachers, there is still no consolidated practice throughout the country.porTransição entre etapas educativas, Educação Pré-escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico, práticas educativasTransition between educational stages, Pre-school Education, Primary School, educational practicesTransição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino BásicoRevisão Sistemática de Literaturamaster thesis203283953