Abreu, RicardoCanelas, Nuno Miguel Henriques2024-01-052024-01-052023-10-18http://hdl.handle.net/10400.26/48689Com a proliferação de equipamentos com integração de tecnologia Internet of Things (IoT), tem aumentado também, em simultâneo, a quantidade de utilizadores de assistentes de voz inteligentes, um produto com sensores de processamento de linguagem natural (NLP), que permite às pessoas estarem constantemente conectadas com qualquer equipamento IoT. O presente estudo tem como objetivo avaliar a aceitação e o comportamento do utilizador em relação aos assistentes de voz inteligentes. Para o efeito, foi utilizado o Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM), um modelo conceptual útil para analisar a aceitação de uma determinada tecnologia por parte das pessoas. Foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória com recurso ao software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), de acordo com os objetivos propostos, onde confirma-se haver uma relação direta entre a intenção de compra face ao uso e o comportamento de uso.porTecnologiaAssistente de Voz InteligenteAssistente VirtualInternet of ThingsBig DataInteligência ArtificialModelo de Adoção de TecnologiaTAMAdoção de Assistentes de Voz e o Comportamento do Utilizadormaster thesis203446437