Marques, Maria da Conceição da CostaLadeiras, Patrícia Sofia Mariano2024-08-082024-08-082024http://hdl.handle.net/10400.26/51616A gestão empresarial envolve práticas, estratégias e técnicas para administrar eficientemente uma empresa e alcançar seus objetivos. Gerir com inteligência emocional e dar relevância do salário emocional aplicando-o, são temas cruciais no contexto empresarial moderno. A inteligência emocional é definida como a capacidade de compreender, gerir e expressar as próprias emoções, bem como refletir e influenciar as emoções dos outros. Esta competência inclui a autoconsciência, a autorregulação, a motivação, a empatia e as habilidades sociais O salário emocional refere-se aos benefícios intangíveis que um emprego pode oferecer, além do salário remuneratório. Esses benefícios incluem reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento pessoal, ambiente de trabalho positivo e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A integração da gestão com inteligência emocional e a oferta de salário emocional têm um impacto significativo na satisfação e no desempenho organizacional. Gestores que possuem alta inteligência emocional são capazes de criar um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sintam motivados e apoiados. Isso não só melhora a satisfação e o bem-estar dos colaboradores, mas também aumenta a produtividade e a eficiência da organização. O presente estudo sugere que a inteligência emocional está positivamente associada ao salário emocional, uma ferramenta importante para motivar e reter talentos. Gestores que reconhecem a importância da inteligência emocional tendem a valorizar mais o salário emocional, usando-o como parte da estratégia de gestão de talentos. As organizações podem utilizar essas perceções para ajustar suas políticas de remuneração e benefícios, promovendo o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.porInteligência emocionalSalário emocionalGestão empresarialGerir com inteligência emocional: a relevância do salário emocionalmaster thesis203677714