Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Dias, Elsa Madalena Martins Fernandes2019-06-272019-06-272019http://hdl.handle.net/10400.26/29085O Relatório Final de Mestrado, denominado “O Tangram, veículo de integração de aprendizagens com a Matemática: abordagem no 1.º ano do Ensino Básico”, pretende descrever e refletir de forma sucinta sobre o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também apresenta uma proposta de investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquiza são: Que oportunidades de aprendizagem o “Cenário Tangram” proporciona a crianças do 1.º ano? e Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração das atividades matemáticas das crianças, em tal contexto? Os resultados deste estudo apontam que o “Cenário Tangram”, é um ambiente integrador de diferentes domínios: Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Financeira, Estudo do Meio, Português, Expressão e Educação Plástica, num contexto lúdico onde se pretendeu oferecer oportunidades aos alunos de estabelecerem uma relação positiva e ativa com aquisição de conhecimento. O papel da Investigadora foi fundamentalmente mediadora da aprendizagem dos alunos, onde colocou questões de sugerir ação e de resolver problemas. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante o estudo, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final.porTangramAprendizagem em MatemáticaEnsino Básico 1º CicloIntegraçãoOrquestraçãoO tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básicomaster thesis202255298