Raposo, AnaSilva, Ana2018-06-052018-06-052018-05-29http://hdl.handle.net/10400.26/23028O presente trabalho de investigação consiste na materialização do antagonismo entre a Helvetica e Comic Sans. Através de uma comparação irónica entre ambas é possível antever quais as intenções e objectivos associados. Estando cientes de que diferentes tipografias acarretam diferentes sentimentos e contextos, sugere-se um re-enquadramento da Comic Sans enquanto tipografia. O projeto surge como resultado da observação constante e desmedida da Comic Sans em diversos ambientes bem como a crescente bolha quer de informação quer de opinião em torno do tema. Sendo a tipografia o meio de tornar visível a comunicação, esta apresenta dois sentidos - visual e histórico. O seu intuito é ser observada facilitando-nos o acesso ao que é antigo. Ou seja, é um factor de caracterização de uma sociedade e/ou época. Torna-se então importante reconhecer a diversidade e complexidade tipográfica, já que "a tipografia é o interface do alfabeto" (Lupton, 2004, tradução livre). Pretende-se, assim, fomentar uma atitude mais atenta, justa e informada em relação à Comic Sans.porComic SansHelveticaTipografiaHistória do designComic Sans: Exploração de uma tipografia odiadamaster thesis201924862