Alberto, Fernanda Cristina PedrosaSousa, Sara Rute Monteiro da Silva eLópez, Paula Ramos2024-01-082024-01-082023http://hdl.handle.net/10400.26/48727Durante a pandemia, o ciclismo emergiu como uma atividade popular, tanto para o transporte como para o lazer, em resposta às medidas de distanciamento social e ao encerramento dos ginásios. Porém, esta tendência trouxe também desafios para a indústria do ciclismo e evidenciou a insuficiência de infraestruturas adequadas para os ciclistas. A presente investigação dedica-se à avaliação das componentes económicas e financeiras de duas empresas portuguesas do setor do ciclismo, ao mesmo tempo em que investiga as alterações no comportamento do consumidor face ao ciclismo durante e após a pandemia. Através da análise de indicadores como o volume de vendas, a capacidade de produção, as variações nos custos e as dificuldades na cadeia de abastecimento, identificou-se que a pandemia provocou impactos significativos no setor. Apesar do aumento da procura por bicicletas, as empresas enfrentaram constrangimentos na produção e na obtenção de matérias-primas, devido às restrições no comércio internacional e às dificuldades logísticas. Por outro lado, através da análise do comportamento dos consumidores, verificou-se um aumento na utilização da bicicleta, tanto como meio de transporte, quanto como forma de prática desportiva. Esta tendência foi motivada pela preocupação com a saúde física e mental, pela necessidade de contacto com a natureza e pelo receio de contágio nos transportes públicos e nos ginásios.porCiclismoCOVID-19Impactos socioeconómicosO impacto da pandemia do coronavírus (COVID-19) no setor do ciclismo: uma análise socioeconómicamaster thesis203453905