Simões, Jorge Manuel MarquesLuís, Cristela da Graça2022-02-072022-02-072021-012021-01http://hdl.handle.net/10400.26/39235A inteligência emocional tem suscitado bastante interesse, nomeadamente, numa visão organizacional. A diversa literatura existente tem contribuído para a construção do conceito, e também, para o estudo da sua relação com variáveis organizacionais, nomeadamente, a liderança, defendendo que a inteligência emocional desempenha um papel primordial. Tal foi concluído por Goleman, Boyatzis e McKee (2003), com base numa investigação que incluiu cerca de 500 modelos de competências de empresas globais. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a inteligência emocional e a liderança nas organizações e compreender o uso inteligência emocional, quer do ponto de vista do líder, quer do ponto de vista dos liderados. Assim importa analisar a influência e relação da Inteligência Emocional na Liderança percecionada pelos colaboradores em relação aos líderes, assim como na Liderança auto percecionada pelos líderes. Neste estudo foi utilizado uma amostra de trabalhadores e de diretores e responsáveis de departamento/área, da empresa Crioestaminal, que operam na sua sede em Cantanhede. Os dados das variáveis Inteligência Emocional e Liderança, foram recolhidos através de metodologia qualitativa, entrevistas, e através de metodologia quantitativa, recorrendo-se à Escala de Rego e Fernandes (EIE) e na Liderança através do questionário MLQ de Bass e Avolio. Os resultados obtidos confirmam a existência de relação entre Inteligência Emocional e Liderança, assim como com algumas das suas dimensões, pelo que se mostraram consistentes com o defendido pela literatura. A hipótese central do estudo, relativa à existência de relação entre a inteligência emocional do colaborador e a sua perceção quanto à liderança da sua chefia foi validada quantitativamente, tendo-se encontrado uma relação estatisticamente significativa entre a inteligência emocional do colaborador e a sua perceção quanto à liderança da sua chefia. De facto, constatou-se a existência de uma relação entre a inteligência emocional e a liderança, quer no âmbito das perceções vinculadas qualitativamente pelos líderes sobre si mesmos, quer nas O papel da Inteligência Emocional e a Liderança: um estudo numa organização na zona centro V análises quantitativas que vincularam a associação significativa entre a inteligência emocional dos colaboradores e as suas perceções quanto à liderança das suas chefiasporInteligência emocionalLiderançaOrganizaçãoO papel da inteligência emocional e a liderançaum estudo numa organização na zona centro do paísmaster thesis202914674