Mosqueira, Patrícia de Matos Ribeiro Alves2017-07-312017-07-312017-07http://hdl.handle.net/10400.26/18709Este trabalho pretende fomentar uma reflexão sobre as vantagens da supervisão pedagógica e do supervisor nos primeiros anos de prática docente, mas também sobre toda a sua problemática numa perspetiva de um melhor entendimento do conceito e dos outros que lhes estão relacionados, nomeadamente a reflexividade docente. Abordam-se as diferenças da supervisão no que respeita ao supervisor e ao supervisionado e analisam-se as formas e as dimensões dessa supervisão, bem como os estilos que o supervisor poderá/deverá assumir. Abordamos ainda a importância crescente da reflexividade docente e o papel preponderante da reflexão como modelo de supervisão. Neste trabalho utilizámos uma metodologia de natureza qualitativa, um estudo de caso que tem como problema de investigação a seguinte questão: Qual o papel da Supervisão Pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para a concretização da investigação foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de recolha de dados: entrevista semiestruturada, observação de professores em início de carreira e análise documental. Após a interpretação e análise dos dados verificámos, com este estudo, que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente. O presente estudo pretende figurar um suporte reflexivo para a prática docente dos professores principiantes e dar a conhecer que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente.porprofessores e formação profissionalsupervisãodesenvolvimento profissionalensino básico 1° cicloO papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1º ciclo do ensino básico - estudo de casomaster thesis201722020