Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva PiresRibau, Paula Alejandra Pires2016-07-112016-07-112015-12-112015-12-11http://hdl.handle.net/10400.26/14274A educação inclusiva assume-se cada vez mais como um tema fulcral na sociedade contemporânea. Esta realidade confere responsabilidades acrescidas às instituições educativas e em especial aos docentes. Com o objetivo de averiguar as atitudes dos professores do 2º, 3º ciclo e secundário face à inclusão de alunos com autismo, este estudo foca-se na determinação do grau de aplicabilidade das considerações teóricas do movimento inclusivo na realidade escolar. Com uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), aplicada ao universo de 312 professores, concluiu-se que os docentes do 2º ciclo expressam uma atitude mais positiva face à inclusão de alunos com autismo nas aulas regulares, comparativamente com os professores do 3º ciclo e secundário. Este trabalho finaliza com breves orientações para futuras investigações.porNecessidades Educativas EspeciaisAutismoIntegração EscolarA atitude dos professores do 2º, 3º ciclo e secundário face à inclusão de alunos com autismomaster thesis201207230