Victor TavaresLuís Manuel Rodrigues Pedra2018-02-142018-02-142014-12-11http://hdl.handle.net/10400.26/21196A presente dissertação estuda o setor de cutelaria de mesa em Portugal, em contexto de internacionalização. A caraterização do setor, a evolução e importância da internacionalização do mesmo e o reconhecimento de fenómenos atuais que poderão influenciar estratégias futuras, procuraram criar uma base de apoio, uma vez que não foi encontrada qualquer abordagem académica a nível bibliográfico neste domínio. O foco da investigação centrou-se em três dos efeitos do “Country-Of-Origin”: o “pricepremium”, o papel das subculturas e etnocentrismo, e a imagem de marca do produto como fator de alavancagem da imagem do país. A investigação tem por base o estudo de caso, tendo sido adotada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e exploratória, que nos permitiu uma melhor compreensão do setor e dos efeitos analisados. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas, oito das quais a empresários/quadros superiores do setor (abarcando a totalidade do mesmo), duas a dois dos mais importantes “players” no mercado internacional e uma ao maior produtor de embalagens do setor. Para além das entrevistas, foram efetuados vários trabalhos de campo, nomeadamente visitas periódicas e consulta de várias fontes ligadas ao setor. A nível de análise e tratamento de dados foi utilizado o método da análise de conteúdo. As conclusões da investigação apontam implicações para a teoria e para a prática. Nesta última, foram efetuadas recomendações aos empresários do setor e a responsáveis setoriais e/ou governamentais.porAnálise dos Efeitos do "Country of Origin" na Internacionalização da Indústria Portuguesa - O caso do Setor das Cutelarias de Mesamaster thesis201001802