Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Silva, Maria Eugénia Bravo de Sousa e2016-03-182016-03-182011http://hdl.handle.net/10400.26/12559Toda a tarefa de construção deste trabalho desenvolveu-se em torno da problemática da aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de treino dessas competências, a crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral. Quisemos saber se a aquisição de competências pessoais e sociais através da aplicação de um programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais que incidiu na área da Autoconsciência e na área da Assertividade, promoveu a socialização da criança com paralisia cerebral. Este programa foi aplicado a um grupo/turma de nove alunos da EB1 APPC (mas só sete foram avaliados, dadas as suas características patológicas) através da programação e elaboração de doze sessões que tiveram por base o Modelo Teórico da Competência Social, desenvolvido por Canha e Neves (2007). O levantamento das necessidades foi feito através da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade e da Escala de Messy versão Educador, tendo esta última sido aplicada antes e após as sessões, por cinco técnicos que trabalham com a população em estudo. Os resultados obtidos, embora não possam ser generalizados dado o tamanho da população em estudo, permitem concluir acerca da importância destes programas na promoção da socialização da criança com desvantagens, independentemente da sua condição física, psicológica, social e cognitiva.porEducação EspecialCrianças DeficientesParalisia CerebralCompetências SociaisDesenvolvimento das CompetênciasO contributo de um programa de treino de competências pessoais e sociais para a promoção da socialização da criança com paralisia cerebralmaster thesis