Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Fernandes, Cátia Sofia da Silva2018-06-202018-06-202018http://hdl.handle.net/10400.26/23139O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo, procura estabelecer a relação entre a qualidade da educação e as interações adulto-criança. A partir da revisão literária estabelecem-se princípios sustentados em diversos autores que consideram a perspetiva das interações adulto-criança, como fator determinante na qualidade educativa. Para tal, na segunda parte deste trabalho, considera-se a qualidade da educação a partir de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa, em função de dois contextos diferentes, tendo como referência a dimensão das relações. Os dados recolhidos revelaram que o empenhamento do adulto é um fator determinante na qualidade da aprendizagem da criança, sendo que, as interações adulto-criança reforçam e promovem o seu envolvimento, potenciando as suas aprendizagens.porEstilo do AdultoEmpenhamentoQualidade da EducaçãoInteraçõesQualidade da educação na perspetiva das interações adulto-criançamaster thesis201925451