Matias, Telma Patrícia Marques2013-09-192013-09-192013-07http://hdl.handle.net/10400.26/4716A realização deste estudo para dissertação de mestrado resultou fundamentalmente de experiência profissional da investigadora, docente de 1º ciclo do Ensino Básico e do seu percurso frequente em contextos de Ensino Não Formal e pela necessidade de esclarecer e fundamentar a contribuição da Educação Não Formal na qualidade das aprendizagens dos alunos. Trata-se de um estudo atual, com interesse para os diversos atores da Educação Formal e Não Formal e que tem sido fortemente debatido na sociedade. O nosso propósito não é questionar o papel da escola como Ensino Formal, mas sim repensar na Educação Não Formal e na pedagogia que ultrapassa as funções tradicionais atribuídas à escola. Assim sendo, o presente trabalho obedece à metodologia qualitativa, cuja pesquisa se caracteriza por um estudo de caso, uma vez que se tem em vista chegar-se a uma conclusão que se aproxime da realidade em estudo. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente, inquéritos por questionários (aos alunos e respetivos Encarregados de Educação) e análise documental (regulamento interno e o projeto educativo). Deste modo, este estudo destina-se a obter algumas informações de forma a perceber qual o contributo das Salas de Estudo no processo de socialização do aluno, assim como é que elas influenciam o gosto pela aprendizagem. Também procurámos analisar em que medida as Salas de Estudo cumprem com os objetivos para as quais foram criadas e pretendemos ainda identificar as estratégias utilizadas pelas Salas de Estudo para combater o insucesso escolar. Concluímos que a integração de alunos nas Salas de Estudo está a ser feita de modo muito positivo e os professores do Ensino Não Formal têm contribuído para isso com a sua atitude, prática e formação, acreditando nos benefícios que esta envolvência trará aos alunos e ao Ensino Formal.porEducaçãoAprendizagemEducação não-formalApoio educativoEstudo orientadoInsucesso escolarEducação não formal: a importância das salas de estudomaster thesis