Marques, Célio Gonçalo CardosoBarroso, Conceição de Maria PinheiroBezerra, Renata Faustino dos Santos2024-02-272024-02-272023-112023-11http://hdl.handle.net/10400.26/50053A partir dos desafios em relação à avaliação, o estado do Ceará, no Brasil, adotou uma Metodologia de Gestão, desenvolvida pelo Instituto Unibanco, chamado Circuito de Gestão com o objetivo de apoiar os gestores escolares no monitoramento e no trabalho baseado em indicadores e metas, por meio do Ciclo de Melhoria Contínua - PDCA. Com a pandemia da Covid-19, o cenário educacional se tornou ainda mais desafiador para as equipe da gestão escolar, em busca de soluções no âmbito administrativo e estratégico, em virtude da necessidade de alteração das atividades para adequarem-se ao distanciamento escolar presencial. Esse contexto, evidenciou a relevância de se realizar investigações que possibilitem a compreensão sobre as medidas gerenciais desenvolvidas para mitigar os processos da Gestão Escolar durante este período. Esta investigação teve como objetivo avaliar a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia Covid-19 numa Escola Estadual de Educação Profissional na cidade de Eusébio, Ceará, Brasil. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, sob natureza descritiva. Foi realizado um estudo de caso a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário de perguntas abertas, aplicado a dois representantes gestores da instituição investigada. Os resultados alcançados possibilitaram apresentar propostas de otimização para a escola, a saber: ainda é necessária uma aproximação individualizada em relação às práticas pedagógicas e as questões socioemocionais dos professores, assim como a realização de estratégias contínuas para o engajamento das famílias. Estes fatores foram apontados com mais evidência para se melhorar os resultados da avaliação da gestão escolar. Concluiu-se que a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia na Escola Estadual de Educação Profissional no município de Eusébio, Ceará, possui uma estrutura organizacional escolar coesa, que planeja, monitora e controla as ações estratégicas propostas pelo Plano de Ação, no cumprimento efetivo da metodologia abordada pelo Circuito de Gestão, implementada em todas as escolas profissionais no estadoporAvaliaçãoCovid-19Escola IntegralGestão Escolar.Avaliação da gestão escolar após o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19estudo de caso numa escola de educação profissional em tempo integral, CEARÁ (Brasil)master thesis203494539