Ramos, Maria Helena SantosCustódio, Pedro BalausMarçali, Maria João2023-10-162023-10-162020http://hdl.handle.net/10400.26/47258Este estudo foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Paião que fica no concelho da Figueira da Foz. Este trabalho resultou da monitorização da fluência da leitura realizada a três grupos de alunos que foram avaliados no 3.º e 4.º ano de escolaridade. A avaliação da fluência foi efetuada através de textos não conhecidos do aluno. A leitura foi realizada individualmente com cada criança e cronometrado o tempo de leitura. Durante a leitura assinalámos os erros cometidos. Podemos dizer que, a nível da precisão os alunos estão a ler de forma adequada. Observamos ligeiros progressos do 3.º para o 4.º ano e concluímos que só depois de a criança automatizar a palavra e ler com precisão pode desenvolver a dimensão da expressividade e velocidade. Confirmamos que a evolução destas dimensões da fluência do 3.º para o 4.º ano é significativa.porfluência de leituraprecisãoprosódiavelocidadeprosodyreading accuracyreading fluencyspeedFluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º anoFluence of reading on the transition from 3rd to 4 rd gradejournal article