Reis, HelenaSilva, Anabela2025-05-292025-05-292025-02-05http://hdl.handle.net/10400.26/57893As rotinas da família têm uma relevância fundamental na intervenção terapêutica, pois ocorrem no contexto natural da criança representando um leque de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Crianças com disfunção do processamento sensorial terão maiores dificuldades de participação e envolvimento ocupacional nas rotinas diárias representando maiores desafios para as famílias. Objetivo: Compreender a influência das disfunções de integração sensorial nas rotinas familiares de crianças com disfunção do processamento sensorial. Metodologia: Realizou-se um estudo quantitativo, transversal e observacional, numa amostra de 64 crianças em idade pré-escolar, sendo 43 com desenvolvimento neurotípico e 21 com DIS. Para avaliar o impacto da DIS nas rotinas familiares, foram utilizados o Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P) e a Entrevista Baseada nas Rotinas (EBR). Para a análise dos dados recorreu-se ao software Statistical Package for Social Sciences, comparando os grupos de crianças com e sem DIS nas rotinas e nos domínios sensoriais, com recurso aos testes t de Student e Mann-Whitney. Realizaram-se correlações de Spearman, analisando a relação entre as dimensões do processamento sensorial e o nível de satisfação dos cuidadores com as rotinas familiares em cada grupo. Resultados: Os resultados indicaram diferenças significativas entre os grupos. Crianças com DIS apresentaram dificuldades acentuadas em rotinas como vestir-se, alimentação e preparação para sair, refletindo-se numa menor satisfação dos cuidadores nessas atividades. A análise sensorial revelou que crianças com DIS demonstraram dificuldades na visão, audição, toque e participação social, que se correlacionaram negativamente com a satisfação dos cuidadores nas rotinas familiares. Conclusões: Reforça-se a importância de uma abordagem sensório-integrativa na intervenção precoce, usando a EBR para identificar desafios específicos das famílias. As disfunções sensoriais, estando associadas a dificuldades de participação nas rotinas familiares, reforçam a necessidade de práticas terapêuticas adaptativas para melhorar a qualidade de vida de crianças com DIS e de suas famílias.porTerapia ocupacionalIntegração sensorialProcessamento sensorialCrianças em idade pré-escolarIntervenção precoceRotinasO processamento sensorial e as rotinas familiares das crianças com e sem disfunção de integração sensorial em idade pré-escolarmaster thesis203949331