Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Marques, Ana Maria Peixoto Alegre2018-12-102018-12-102018http://hdl.handle.net/10400.26/25226Este Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado nos estágios anuais de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa; a Componente Reflexiva. A Componente Investigativa evidencia um conjunto de sessões planeadas com o propósito de melhorar a compreensão da operação divisão inteira dos alunos da turma de estágio do 3.º ano, do 1.º CEB. A divisão é, de facto, a operação que mais dificuldades traz aos alunos, porque o seu ensino se centra, muitas vezes, nas regras e mnemónicas que não têm significado para os alunos. Neste sentido, indagou-se qual seria o ambiente de aprendizagem e quais os artefactos que poderiam ajudar os alunos a compreenderem, de forma significativa, os procedimentos do algoritmo desta operação. O principal objetivo deste estudo foi criar e implementar uma experiência de ensino usando a modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o material multibásico como material didático, para promover a compreensão dos alunos sobre os sentidos e os procedimentos de algoritmos informais associados à representação usual do algoritmo da divisão inteira no 3.º ano, do 1.º CEB. Assim, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através de registos escritos da professora estagiária, construídos através da observação participante, das produções escritas dos alunos, bem como através de registos fotográficos. As conclusões desta investigação indicam que este ambiente de aprendizagem, associado à representação ativa do MAB, promoveram melhorias significativas ao nível da compreensão da divisão, nomeadamente nos procedimentos do algoritmo informal e nos sentidos da operação divisão. Além disso, a implementação deste ambiente de aprendizagem permitiu que o aluno tenha problematizado e investigado, através da matemática, variadas tarefas que se incluem no seu contexto. A Componente Reflexiva inclui duas reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e 2.º CEB, respetivamente.porModelação MatemáticaDivisão InteiraMaterial MultibásicoFormação de ProfessoresEnsino Básico 1º CicloA modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEBmaster thesis202028771