Martins, Eduardo SilvaSantos, Andreia Carina Marques2023-10-042023-10-042014-10-02http://hdl.handle.net/10400.26/47104A gestão de um terminal portuário é tanto mais eficaz quanto o conhecimento das diversas variáveis que interferem no desempenho da sua atividade e, consequentemente, no seu nível de performance e na sua competitividade no seio das redes logísticas em que se insere. Porém, definir com exatidão quais são as variáveis em questão e a forma como interferem entre si é uma tarefa complexa que requer uma investigação exaustiva e aprofundada de múltiplos fatores. Entre estes evidenciam-se: as caraterísticas das infraestruturas, superestruturas e equipamentos; o impacto das recentes modificações em matéria de legislação sobre o trabalho portuário; a importância das ligações intermodais, das políticas e regulamentação setorial e das condições de mercado; a composição dos diferentes itens da fatura portuária e o papel dos diversos intervenientes na atividade portuária. Este projeto é elaborado com o propósito de avaliar e comparar a performance nos dois tipos de terminais, multiusos e dedicados, onde em Portugal são movimentados os granéis sólidos agroalimentares, sendo para o efeito utilizado o “estudo de caso” como estratégia de investigação. Pretende-se ainda que este trabalho contribua como ferramenta auxiliar, no âmbito da gestão portuária, na medida em que proporcionará um maior conhecimento da especificidade da operação do segmento em análise, o que será da maior relevância para os próprios gestores destas infraestruturas – concessionários, Administrações Portuárias – concedentes, mas também clientes do terminal e restantes stakeholders, que estão hoje cada vez mais exigentes e atentos à qualidade do serviço prestado e ao seu nível de performance.porCereaisGranéis sólidosGestão portuáriaPerformanceTerminais portuáriosImportação marítima de granéis sólidos agroalimentares: estudo de caso sobre a performance portuária em portos portuguesesmaster thesis203361598