Batalim, DoraSilva, Ana2016-01-202016-01-202015-12-22http://hdl.handle.net/10400.26/11025Os contos de tradição oral são uma das maiores riquezas do espólio cultural da humanidade. Atravessando gerações, permaneceram vivos até aos dias de hoje, disseminando-se através dos tempos pelas vozes de quem por eles se encantou. Conhecidos universalmente, fazem o deleite de adultos e crianças, que desde cedo privilegiam de um contacto próximo com estas narrativas, assim como da cumplicidade e afeto que o momento do conto oferece à relação íntima e reveladora que se cria. Conhecidas as suas imensuráveis potencialidades e valores, instigam a curiosidade de todo o ser humano, que enredado nos contornos maravilhosos e fantasistas destas histórias tradicionais, se perdem na própria imaginação. O estudo apresentado, partindo de tais princípios, foi estruturado a pensar na descoberta das implicações que os contos de tradição oral têm no desenvolvimento da imaginação das crianças de três e quatro anos de idade, nomeadamente em contexto de pré-escolar, local onde foram efetuadas as recolhas para análise. De uma investigação atenta e cuidada, nasceu esta criteriosa redação resultante do aprofundamento do tema central do estudo assente nos dados recolhidos, os quais se encontram divididos em três grupos principais: contos tradicionais contados pelo adulto às crianças; a presença dos contos tradicionais nas brincadeiras imaginativas das crianças e contos tradicionais e fantasia na gestão da rotina diária das crianças.porEducação Pré-EscolarLiteratura infanto-JuvenilContos de Tradição OralImaginaçãoOs contos de tradição oral e o desenvolvimento da imaginação na criançamaster thesis201004909