Teixeira, Filomena2023-10-302023-10-302015http://hdl.handle.net/10400.26/47691No âmbito do projeto “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de professores/as” realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, foram analisados pela equipa de investigação e por outras investigadoras envolvidas em projetos de mestrado e de doutoramento, anúncios publicitários, videojogos, séries televisivas, desenhos animados, revistas, jornais e videoclips. Para cada um dos media objeto de estudo desenharam-se e implementaram-se dispositivos metodológicos de questionamento dos conteúdos de sexualidade e género presentes no currículo cultural. Elaboraram-se guiões didáticos, utilizados e validados numa oficina de formação de professores/as. Os resultados obtidos permitem constatar que os media analisados veiculam representações de sexualidade e género; que naturalizam estereótipos e formas de dominação; que as crianças e jovens aderem a uma educação que integre questões de sexualidade e media no currículo escolar; e que os/as professores/as, quando sensibilizados para a temática, sentem que a sua abordagem educativa se torna premente. Esta comunicação ao divulgar os resultados do referido projeto, pretende ainda sinalizar uma outra problemática, no quadro de uma educação em sexualidade que privilegie a saúde e o respeito pelos direitos humanos – a hipersexualização do espaço público – enquanto fenómeno social e mediático que afeta sobretudo crianças e jovens do sexo feminino.porHipersexualizaçãoGéneroMediaFormação de Professores/asHipersexualizationGenderMediaTeacher EducationHipersexualização, género e mediaconference object