Abreu, DiamantinoGraça, Diogo Branco2020-05-272020-05-272019-02http://hdl.handle.net/10400.26/32417No decurso do projeto de Design, descrevemos segundo diversas e complementares estenografias, dimensões possíveis que antevemos para os universos que criamos e transformamos. Partindo de uma revisão bibliográfica focamos sobre os conceitos de leveza que se verificam transversais à sociedade atual em diversos âmbitos, bem como das tendências de redução e transformação ecológica dos sistemas. Articulando conceitos de leveza e princípios de redução sistematizada de materiais, numa ótica de economia sustentada de recursos, abordamos os sistemas existentes de malas exteriores para automóvel. Para o desenvolvimento das opções projetuais, optámos estrategicamente por recorrer a modelos materiais tridimensionais como descrições tangíveis e em semelhança do projeto, construídos por métodos em que a prática e a aplicação de técnicas desenvolvidas na ação são privilegiadas, permitindo por esta via um teste físico e sucessivo das múltiplas dimensões do Design. Desta forma e, com base em sistemas modulares, desenvolvemos geometrias com características mutantes, que pela alteração da sua configuração, ampliam o espectro de utilização, aliado ainda a uma economia considerável de recursos implicados. O sistema concebido e testado em semelhança geométrica e de produção através dos modelos materiais tridimensionais apresenta-se assim como um adjacente possível, hipótese válida, mas a necessitar ser mais profundamente testado e validado para poder ser produzido pelos sistemas produtivos atuais, mas segundo ótica de futuro possível.During the Design project, we describe according to different and complementary stenographies, possible dimensions that we anticipate for the universes we create and transform. Starting from a bibliographical review, we focus on the concepts of lightness that are transversal to the current society in diverse áreas, as well as the tendencies of reduction and ecological transformation of systems. Articulating concepts of lightness and principles of systematized reduction of materials, in a perspective of sustained resource economy, we approach the existing systems of external suitcases for automobiles. For the development of the design options, we strategically chose to use three-dimensional material models as tangible descriptions and similarity of the project, built by methods in which the practice and application of techniques developed in the action are privileged, thus allowing a physical and sucessive test of the multiple dimensions of Design. In this way, and based on modular systems, we develop geometries with mutante characteristics, which by altering its configuration, broaden the spectrum of use, allied to a considerable saving of resources involved. The system conceived and tested in geometrical similarity and production through three.dimensional material models, presents itself as a possible adjacente, valid hypothesis, but needs to be more deeply tested and validated to be able to be produced by the current productive systems, but according to one future perspective.porDesignLevezaInovaçãoReduçãoTransformaçãoAdjacentePossívelProjeto de mestradoModelos no desenvolvimento e testes no Designmaster thesis202483290