Magão, Maria Teresa GouvêaCordeiro, Marta Duarte2023-02-152023-02-152021http://hdl.handle.net/10400.26/43835Os processos de saúde-doença representam situações de crise geradoras de ansiedade e sofrimento, constituindo-se a hospitalização como uma situação stressante e traumática que compromete o conforto da criança e família. Por sua vez, brincar é uma atividade fundamental na vida da criança que deve ser preservada e incentivada pelo enfermeiro durante períodos de doença e internamento hospitalar. A problemática deste relatório incide na utilização do brincar terapêutico como instrumento na promoção do conforto da criança hospitalizada, tendo por finalidade contribuir para promover os cuidados não traumáticos e maximizar o bem-estar da criança. O uso de uma metodologia descritiva, de análise crítica e reflexiva, sobre as experiências vivenciadas e a evidência científica, teve como intuito facilitar a apropriação de conhecimentos e o pensamento crítico na tomada de decisão. Do percurso de estágio destacam-se atividades relacionadas com a utilização do brincar terapêutico para promover o conforto da criança hospitalizada: a construção de um kit de brincar e a utilização de uns óculos de realidade virtual, com elaboração das respetivas normas de procedimento e realização de sessões de formação em serviço. Estas atividades, entre outras, permitiram a aquisição de competências de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Conclui-se que o brincar terapêutico se constitui como um instrumento promotor do bem-estar e do conforto da criança, facilitando a sua adaptação e aprendizagem perante uma experiência potencialmente perturbadora através da expressão de sentimentos e da criação de uma relação de confiança com o profissional de enfermagem.porEnfermagem pediátricaCriançaCriança hospitalizadaConforto do pacienteLudoterapiaO brincar terapêutico na promoção do conforto da criança hospitalizada :intervenção especializada de enfermagemmaster thesis203094336