Bekman, EvgueniaFigueiredo, Vera Leal Santos Baptista de2017-01-232017-01-232016-10http://hdl.handle.net/10400.26/17681Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizA complexidade do sistema nervoso (SN) e a formação dos neurónios há muito que fascina o ser humano começando desde a Grécia antiga até aos modelos tridimensionais do cérebro obtidos em laboratório já possíveis hoje em dia. As doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, Parkinson, Huntington e esclerose lateral amiotrófica, apesar de terem diferentes causas, resultam na degeneração de um tipo de neurónios ou num local especifico e a terapia celular, nomeadamente o transplante, com células estaminais neurais (NSC) é uma possível estratégia para diminuir os sintomas e aumentar a qualidade de vida dos doentes. Actualmente, a neurogénese e a diferenciação neural in vitro servem como modelo para o estudo das doenças neurodegenerativas e das fases iniciais do desenvolvimento neuronal nos humanos, podendo também ser utilizadas para estudar os efeitos de substancias exógenas com o objectivo de descobrir novos fármacos. São diferentes os métodos possíveis de ser utilizados para a obtenção de NSC variando em complexidade e heterogeneidade, mas novas técnicas, como a utilização do matrigel, aproxima-nos cada vez mais do modelo do cérebro humano, apesar das limitações ainda encontradas. Sendo obtidas através de quatro fontes principais de células, nomeadamente a partir das células embrionárias estaminais (ES), células estaminais pluripotentes induzidas (iPS) e das áreas germinativas do cérebro fetal e adulto, as NSC oferecem uma potencial fonte ilimitada de células para várias terapias baseadas em células, não só para as doenças neurodegenerativas, mas também para traumatismos da medula espinhal, terapia pós-acidente vascular e cerebral e mesmo terapia anticancerígena.porNeurogénese in vitroCélulas estaminais neuraisDiferenciação neuronalDoenças neurodegenerativasNeurogénese in vitro e aplicações biomédicasmaster thesis201462575