Sales, LeilaCorreia Rocha, André2025-01-142025-01-142024-12-17http://hdl.handle.net/10400.26/53828O presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio com Relatório do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, surge no seguimento da conclusão do mestrado e especialidade, de forma a analisar todo o meu percurso enquanto estudante na aquisição e no desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. O meu percurso iniciou-se nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, realizadas na escola, tendo estas sido a base para o cumprimento dos três ensinos clínicos realizados de dezembro a julho do presente ano, tendo os mesmos decorrido da forma cronológica em que são apresentados: Viatura Médica de Emergência e Reanimação, Serviço de Urgência Geral Polivalente e Unidade de Cuidados Intensivos. Utilizei como base teórica o Modelo de Qualidade-Cuidado de Joanne Duffy, tendo prestado cuidados como foco na segurança e na constante promoção e melhoria dos cuidados de Enfermagem. Considerando que os cuidados de Enfermagem vão muito além daquilo que é a prática concreta, torna-se necessário prestar mais atenção a muitos fatores e competências não técnicas, sendo estes pontos-chave na prestação de cuidados seguros e de qualidade. Com base no descrito anteriormente, desenvolvi para cada contexto de ensino clínico um plano de projeto sobre a realização de debriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgência. Através da aplicação de debriefing estruturado, constatei que este representa desenvolvimento pessoal e profissional para as equipas de saúde, sendo deste modo um fator indispensável para a segurança, promoção e melhoria contínua dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica e sua família.This final internship report, carried out within the scope of the Internship Curricular Unit with Report of the 1st Master's Course in Medical-Surgical Nursing in the area of specialization in Nursing for People in Critical Situation of the Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, comes following the completion of my master's degree and specialty, in order to analyze my entire journey as a student in the acquisition and development of common and specific skills of the specialist nurse. My trajectory began with theoretical, theoretical-practical and practical classes, held at school, which were the basis for carrying out the three clinical teachings that I carried out from December to July this year, occurring in the chronological way in which they are presented, Medical Vehicle Emergency and Resuscitation, Multipurpose Emergency Service and Intensive Care Unit. I used Joanne Duffy's Quality-Care Model as a theoretical basis, I provided care focusing on safety, the constant promotion and improvement of Nursing care. Considering that Nursing care goes far beyond what is concrete practice, it is necessary to pay more attention to many non-technical factors and skills, these being key points on providing safe and quality care. Based on the above, I developed a project plan for each clinical teaching context on carrying out debriefing in the multidisciplinary team in an emergency situation. Through the application of structured debriefing, I found that this represents personal and professional development for other health teams, thus being an indispensable factor for the safety, promotion and continuous improvement of the care provided to people in critical situations and their families.porEnfermagem médico-cirúrgicadebriefingsegurança do doentequalidade dos cuidadosemergência pré-hospitalarurgênciacuidados intensivosmedical-surgical nursingpatient safetyquality of careurgencypre-hospital emergencyintensive careDebriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgênciamaster thesis203771028