Gomes, AnaDevile, Eugénia2023-10-262023-10-262017http://hdl.handle.net/10400.26/47550Desde sempre que os eventos, em diferentes formatos e por variados motivos, integram a vida de todos os indivíduos. A suas inúmeras tipologias, contextos e fatores que influenciam a sua classificação tornam o estudo dos eventos um fenómeno complexo. Fenómeno esse, que tem vindo a adquirir, cada vez mais, um lugar de destaque no âmbito do turismo. Contudo, o seu rápido crescimento enquanto potencial fator de motivação de viagem e de transformação de destinos não tem sido acompanhado pelo estudo da indústria e da sua ligação ao turismo, traduzindo-se em alguma indefinição relativamente aos indicadores que permitem aferir se um evento é um produto turístico. Este artigo, através de uma extensa revisão da literatura, pretende aprofundar o conhecimento da ligação entre os eventos e o turismo, procurando identificar um conjunto de indicadores, quantitativos e qualitativos, suscetíveis de avaliar a dimensão turística de um evento. A aplicação destes indicadores ao Festival do Norte permitiu testá-los e concluir sobre a dimensão turística deste evento.porEventos turísticosimpactos dos eventosdimensão turística dos eventosTouristy eventsevents impactstourism dimension on eventsA dimensão turística dos eventos : estudo de caso Festival do NorteThe tourism side of events : case study North Festivaljournal article