Pinheiro, Eudina Costa2025-12-032025-12-032025-10-23http://hdl.handle.net/10400.26/60202Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o impacto das avaliações externas nas práticas pedagógicas e na gestão escolar das escolas municipais de Bernardo do Mearim. Para isso, foram utilizados diferentes instrumentos de coleta e análise de dados, como observações em campo, entrevistas semiestruturadas, questionários aplicados a gestores e professores, além de leituras bibliográficas e acadêmicas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com apoio de dados quantitativos, buscando compreender como as avaliações externas influenciam o planejamento, a tomada de decisões e a organização das atividades escolares. A triangulação das fontes de dados permitiu uma análise mais abrangente, destacando percepções, desafios e possibilidades relacionados ao uso dos resultados das avaliações externas no cotidiano escolar. Os resultados evidenciam a necessidade de uma reflexão crítica sobre o papel dessas avaliações na promoção da qualidade da educação pública municipal.poravaliaçãogestãoescolaensinoeducaçãoReflexões sobre a Gestão das Avaliações Externas para Melhoria do Ensino e Aprendizagem na Educação Pública em Bernardo Mearim / Maranhãomaster thesis204062420