Pinheiro, AugustoOliveira, Inês Alexandra da Conceição2016-01-142016-01-142015-122016-01http://hdl.handle.net/10400.26/10851O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como objetivo compreender o processo de adaptação das crianças em contextos de creche e de jardim-de-infância. Este estudo procurou refletir em que medida a equipa pedagógica pode agir, de forma a suavizar a separação da criança e dos seus pais/familiares; como atenuar os sentimentos dolorosos de todos os elementos que se adaptam; como a criança é acolhida nos contextos de creche e de jardim-de-infância, de forma a facilitar a sua adaptação e que modalidades de intervenção poderão ser utilizadas para que as crianças e as suas famílias se sintam seguras e confiantes nas instituições educativas. A metodologia utilizada na realização deste projeto foi a Investigação-Ação, enquanto metodologia pertencente à Investigação Qualitativa onde se insere o Paradigma Interpretativo. Para a sua concretização foram utilizados os seguintes dispositivos de recolha, registo e análise de informação: a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala, as entrevistas às crianças, os inquéritos por questionários aplicados às respetivas educadoras cooperantes e ainda, o sociograma. O projeto desenvolvido inclui informações, experiências e sentimentos recolhidos através dos dois contextos de estágio: creche e jardim-de-infância, assim como a minha intervenção enquanto estagiária e a observação das intervenções das educadoras cooperantes relativamente ao processo de adaptação das crianças. O presente relatório tem ainda o propósito de consolidar os saberes adquiridos ao longo dos estágios e das aulas que decorreram no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar.This Research Project Report aims to understand the process of children’s adaptation in the contexts of nursery and kindergarten. This study sought to reflect the extent to which teaching staff may act to soften the separation of children and their parents / families; how to mitigate the painful feelings felt by all the elements that adapt; how the child is welcomed in nursery and kindergarten contexts for children in order to facilitate their adaptation ways and means may be used for children and their families can feel safe and confident in educational institutions. Conducting methodology used in this project was the Research-Action methodology as belonging to Qualitative Research where you insert the Interpretive Paradigm. For its implementation the following collection devices, recording and analysis of information were used: participant observation, field notes, photographic records, document analysis of the pedagogical project room, interviews to the children, surveys through questionnaires the respective cooperating teachers and also the sociogram. The developed project includes information, experiences and feelings, collected through two stage contexts: nursery and kindergarten as well as my intervention as an intern and the observation of the interventions of the cooperating teachers, regarding the adaptation process of children. This report also aims to consolidate the knowledge acquired over the stages and classes taking place under the Pre-School Education Master.porAdaptaçãoSeparaçãoAcolhimentoCriançasFamiliasEquipa pedagógicaAdaptationSeparationHostChildrenFamiliesPedagogical teamRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioA adaptação das crianças às instituições de educação de infânciamaster thesis201601648