Nogueira, ClementinaSantos, Inês2021-05-192021-05-192021-01-27http://hdl.handle.net/10400.26/36540O presente projeto pretende apresentar como é vivênciada a perda por parte da criança de um dos progenitores, nas valências do pré-escolar e do 1º ciclo, de modo a proporcionar à comunidade mais chegada à criança como os docentes, formas adequadas de intervir sobre a temática do luto. O objetivo primordial é auxiliar o docente para que este consiga intervir de forma ativa e positiva no luto da criança em contexto de sala de aula. Considera-se que o presente estudo é relevante, pois existe um grande défice de informação e ainda uma necessidade de se falar, refletir e discutir sobre o tema, de modo a que o mesmo deixe de ser tabu. É fundamental salientar alguns dos resultados obtidos através da pesquisa de informação e da realização de entrevistas. A falta de informação por parte dos docentes no seu percurso académico, fez com que muitos dos docentes agissem com a ajuda da sua vida pessoal, no que toca ao auxílio à criança que viveu a perda. A ajuda dos progenitores vivos em conjunto com o/a docente e com um profissional especializado é um ponto fundamental no que toca à boa vivência do luto. O reforço positivo e mostrar que o docente está sempre lá, pronto para o que der e vier e algo que a criança não esquece e tende a procurar nos momentos que considera que estão a ser os mais difíceis. Esta temática do luto e da morte tem sido e continuam a ser assuntos que não só são pouco falados, como também são pouco estudados. É importante possibilitar a inclusão da morte na educação.porMorteCriançaPerdaLutoProgenitor/aA educação na mortemaster thesis202725863