Gomes, Tatiana2024-07-302024-07-302024-07http://hdl.handle.net/10400.26/51412Enquadramento: A comunicação compreende um comportamento interativo no sentido de dar e receber informação. Subentende-se, pois que haja uma partilha e criação de relações. Na afasia torna-se evidente a presença de uma barreira comunicacional e isto tem implicações significativas na qualidade de vida, não apenas na fluidez comunicativa, mas também na esfera social. Surge a importância do envolvimento do cuidador informal como um aliado ao processo de transição de saúde-doença, com o objetivo de colmatar as falhas existentes na comunicação. Ser cuidador informal requer um esforço contínuo, traduzindo se numa sobrecarga, muitas vezes por falta de formação de como cuidar do seu familiar. O EEER é fundamental neste processo de capacitação, pela sua capacidade de envolver a pessoa e cuidadores no processo de reabilitação, bem como pelo seu conhecimento diferenciado e avançado na área e pela sua competência em capacitar a pessoa e cuidadores. Objetivo: Mapear a evidência científica, identificando as intervenções na capacitação do cuidador informal da pessoa com afasia. Metodologia: Foi realizada uma Scoping Review seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute. Na identificação dos estudos foram utilizadas as seguintes bases de dados eletrónicas: CINAHL Complete e COCHRANE (via EBSCO), MEDLINE Complete (via EBSCO e PubMed) e Scientific Electronic Library (SciELO). Para a literatura cinzenta recorre-se a Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Resultados: De um total de 285 artigos, foram incluídos 5 nesta revisão. Destes artigos, 3 abordam o treino dos cuidadores e os outros 2 aludem as estratégias de comunicação que podem ser aplicadas. Conclusão: Foi possível constatar que um programa de ensino aos cuidadores informais é fundamental e imprescindível na vida destes cuidadores e das pessoas com afasia, potenciando a qualidade de vida de ambos. A qualidade de vida dos cuidadores se estiver afetada, certamente o seu empenho será afetado e provocará um efeito negativo na reabilitação da pessoa com afasia. Os artigos analisados expõem as estratégias de comunicação mais adequadas para utilizar com pessoas com afasia, assim como a necessidade do treino de capacitação. Conclui-se que as intervenções para promover a capacitação do cuidador informal só farão sentido se conjugadas com as estratégias adaptativas de comunicação. Ao fornecer estas estratégias, através do treino do cuidador informal, o EEER contribui para o alcançar da mestria do cuidador informal.porComunicaçãoAfasiaCuidadorCapacitaçãoEnfermagem reabilitaçãoIntervenções na capacitação do cuidador informal da pessoa com Afasiaother