Macara, MariaPilré, Carla2016-04-292016-04-292013-10-08http://hdl.handle.net/10400.26/13407Este estudo tem como objetivo relatar o processo de reflexão, aprendizagem e crescimento proporcionados no decurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada numa sala de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2012/2013. Visa ainda aprofundar, investigando, o papel do professor no processo de promoção e gestão do ambiente de aprendizagem em sala de aula, analisando, com um olhar fundamentado na teoria disponível, os dados recolhidos em notas de campo e em reflexões sobre o desenrolar das aulas planificadas, suscitadas respetivamente pelo processo de observação e de lecionação na turma referida, num ambiente cuidado, promotor e motivador das aprendizagens dos alunos.porEnsino BásicoProfessorAprendizagemAmbiente de aprendizagemClima de sala de aulaO professor promotor e gestor de ambientes de aprendizagemmaster thesis201135981