Aires, AnaAlmeida, Carla2016-03-142016-03-142015-05-07http://hdl.handle.net/10400.26/12301O presente relatório pretende promover uma reflexão em torno da Pedagogia-em- Participação em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), como uma pedagogia que se quer contextualizar, através dos pilares que assentam nos seguintes princípios fundamentais: · Organização do espaço e tempo; · Atividades e Projetos; · Materiais Pedagógicos. Assim, o objetivo principal da presente investigação é compreender o impacto resultante da implementação de um conjunto de medidas promotoras do trabalho participativo, bem como quais as suas implicações nas relações interpessoais. Além disso, o presente relatório pretende descrever e analisar o contexto e a experiência profissionalizante referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A presente investigação foi desenvolvida no contexto de educação pré-escolar num jardim de infância em Benavente, com início no dia 24 de fevereiro de 2014 e término a 15 de maio de 2014, constituiu uma etapa fundamental na minha formação enquanto futura educadora, possibilitando-me observar e refletir sobre a realidade do referido contexto educativo. A metodologia de investigação utilizada para responder à problemática formulada pressupõe a recolha de informações, através da observação participante. É de salientar a importância dos instrumentos de recolha de dados, o registo fotográfico, as notas de campo (ver Apêndice II) e os memoriados (memórias pessoais). Este estudo conclui que o trabalho participativo em sala é profícuo, promotor de aprendizagens curriculares e de aquisição de competências sociais de participação e cooperação.porEducação Pré-EscolarPedagogia ParticipativaAprendizagemPrática de Ensino SupervisionadaAprendizagem pela DescobertaResolução de ProblemasInvestigaçãoA implicação da pedagogia-em-participação na prática pedagógicamaster thesis201064669