Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deSeco, Laura Ferreira2016-09-062016-09-062013http://hdl.handle.net/10400.26/14573As empresas quando optam pela internacionalização necessitam de definir importantes decisões de estratégia e marketing. Estas são de maior relevância quando decidem actuar em mercados emergentes, que combinam um misto de desafio com um grande potencial. Verifica-se a abordagem das principais decisões estratégicas e teorias da internacionalização, nestes mercados em crescimento. Surgem também novas abordagens aplicadas a estes contextos. Ao mesmo tempo, analisa-se a importância do marketing nesta actuação. É exposto o caso da empresa EFAPEL, com o objectivo de verificar quais as decisões estratégicas e de marketing necessárias para a entrada e crescimento, nestes países, através da Exportação e Investimento Directo Estrangeiro.porMercados emergentesOrientações estratégicasMarketing internacionalTeorias internacionaisA internacionalização em países emergentes: estratégia e marketing. Estudo de caso da empresa Efapel: Empresa Fabril de Produtos Electricos, SAmaster thesis201237180