Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Domingos, Andreia Sofia Peres2020-07-202020-07-202019http://hdl.handle.net/10400.26/32939Ao longo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar, num grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, foi possível constatar que o grupo tinha algumas dificuldades na linguagem, na consciência fonológica e na capacidade de comunicar e cooperar com os outros em contexto de trabalho de grupo. Como tal, com este trabalho, foi pretendido realizar um estudo acerca do impacto que os materiais didáticos relacionados com a consciência fonológica poderiam ter neste grupo de crianças. Para isso, foram construídos diversos materiais para concretizar atividades de consciência fonológica, de maneira a torná-las lúdicas e motivadoras. No total foram implementadas cinco atividades. Para colocar em prática esta investigação, a metodologia utilizada foi a metodologia de investigação ação. Ao longo das atividades, as crianças mostraram-se bastante recetivas e motivadas, demonstrando interesse pelos materiais que lhes foram disponibilizados. Relativamente aos resultados, foi possível constatar que houve claramente uma evolução na linguagem, nomeadamente no desenvolvimento da consciência fonológica, na oralidade e na cooperação no trabalho de grupo. É de referir que todos os materiais propostos ao grupo e fotografias da implementação das atividades se encontram em anexo neste relatório.porConsciência FonológicaLinguagemMateriais DidáticosEducação Pré-EscolarMateriais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológicamaster thesis202485331