Marques, RuiClemens, Lyubov2021-05-182021-05-182021-02-05http://hdl.handle.net/10400.26/36523O presente relatório final surge como o culminar de um percurso educativo e de experiências vividas em contextos escolares distintos. Visa demonstrar não apenas aspetos resultantes da Prática de Ensino Supervisionado em 1º ciclo de Ensino Básico, decorrida em Portugal, mas também outros, investigados na Alemanha e na Ucrânia. Tem como visão uma amplificação de conhecimentos fundamentados nas teorias da educação comparada e um apresentar de paradigmas pedagógicos, dos quais resultam as ações contempladas no processo de ensino e da aprendizagem. As situações/objetos de estudo aqui descritos, focam-se em cada um destes contextos e foram selecionadas pelas suas particularidades de semelhança ou de diferença, o que pretende representar a organização, o perfil, as problemáticas e as práticas educativas de cada contexto. Por fim, é pretendido incluir uma constante reflexão crítica que acompanhe o cruzamento entre as informações recolhidas em campo e dados de fundamentação teórica ou documental existentes em cada país. Assim, são apresentadas evidências sobre as mais diversas situações inerentes ao processo educativo e sobre as mais diversas formas de as viver, dentro de cada paradigma pedagógico.porEducação comparadaParadigma pedagógicoProcesso de ensino e da aprendizagemDiferentes perspetivas sobre o processo de ensino-aprendizagem à luz dos paradigmas pedagógicosmaster thesis202725995