Henriques, Eunice Emília Santos Lopes MartinsFilipe, Maria João Oliveira2024-08-202024-08-202024-07-17http://hdl.handle.net/10400.26/51796A comunicação é inerente ao trabalho da equipa interdisciplinar, sendo uma ferramenta essencial no cuidado à pessoa em situação crítica (PSC), tornando-se, assim, a comunicação interdisciplinar num fator chave para a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa. Nos serviços de urgência e unidades de cuidados intensivos é onde podemos encontrar as pessoas mais vulneráveis, com tempo limitado para a sua estabilização. No entanto, este nível de precisão e as alterações rápidas que ocorrem requerem dos profissionais e, por conseguinte, da equipa um grau de comunicação eficaz e profissional para que seja assegurada a transmissão correta da informação (Böll et al., 2022). A principal finalidade deste relatório é desenvolver uma análise descritiva e fundamentada do percurso global de aquisição de competências desenvolvido, evidenciando as competências adquiridas. Tendo em consideração a pertinência do referencial teórico como orientador deste percurso, tivemos por base o “Modelo Conceptual de Enfermagem” desenvolvido por Benner, por valorizar a importância do cuidar e da comunicação entre todos os participantes, de forma a compreender as ligações entre os grandes sistemas e o doente individual, visto que o trabalho desta teórica se destaca pela orientação do crescimento e do desenvolvimento de competências profissionais. Ao longo do percurso académico, desenvolvemos estas competências no contexto de urgência e de cuidados intensivos. Assim, neste relatório, pretendemos apresentar as atividades desenvolvidas em cada contexto de estágio, com o principal objetivo de sistematizar o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem, no que concerne à comunicação eficaz da equipa interdisciplinar, na abordagem à PSC.Communication is inherent in interdisciplinary teamwork, being an essential tool in the care of the person in a critical situation. Interdisciplinary communication is a key factor for the quality and safety of patient care. In emergency departments and intensive care units it is where the most vulnerable patients are found with limited time for their stabilization, this level of precision and the rapid changes that occur require from professionals and therefore from the team a degree of effective and professional communication to ensure the correct transmission of information (Böll et al., 2022). The main purpose of this report is to develop a descriptive and substantiated analysis of the skills acquisition path developed, demonstrating the skills acquired. Considering the importance of the theoretical framework, as a guide for this path, it was based on the Conceptual Model of Nursing developed by Benner, as it portrays the importance of care and communication among all participants in order to understand the connections between large systems and the individual patient, as a guide for growth and development of professional skills. Throughout our academic career, we have developed skills in the context of emergency and intensive care. Thus, we propose ourselves to present the activities developed in each internship context, with the main objective of developing specialized nursing skills in the effective communication of the interdisciplinary team in the approach to the person in critical situation.porEnfermagem de cuidados críticosComunicaçãoCuidados críticosEquipa de assistência ao doenteRelações interprofissionaisA Intervenção Especializada do Enfermeiro na Comunicação Eficaz da Equipa Interdisciplinar na Abordagem à Pessoa em Situação Críticamaster thesis203677609