Rosa, JoaquimOliveira, PauloVellotti, Alessio2018-09-142018-09-142015-11-272015-10-16http://hdl.handle.net/10400.26/24127Este trabalho é constituído por duas grandes secções. Na primeira parte é efectuada uma descrição do estágio que realizei no Instituto Gregoriano de Lisboa, com a supervisão dos orientadores cooperantes Eurico Rosado e Ilda Ortín. Nesta parte encontra-se uma reflexão sobre as diversas dimensões da minha actividade docente e uma análise dos aspectos que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. A segunda parte é constituída pelo Projecto de Investigação, cujo tema é O Ensino da Pedalização ao Piano. Aqui foi feita uma revisão da literatura e efectuado um estudo qualitativo, procurando investigar se as sugestões fornecidas pelos textos e as metodologias utilizadas em sala de aula são suficientes para a resolução dos problemas pedagógicos. Desta forma, espera-se dar um pequeno contributo para um ensino mais eficaz da pedalização ao piano, estimulando a discussão acerca deste tema.porEnsino da músicaEnsino do pianoPedalizaçãoPrática de ensino supervisionadaCoordenação psico-motoraO ensino da pedalização ao pianomaster thesis201011360