Rodrigues, Maria RosárioGrácio, João2016-02-292016-02-292011-05Grácio. J. & Rodrigues M. R. (2009). Uma experiência sobre utilização segura da internet com alunos de 1º ciclo do ensino básico In: Dias, P. & Osório, A. (org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2009 (pp. 1069-1084). Braga: Universidade do Minho.978-972-98456-9-7http://hdl.handle.net/10400.26/11507Este artigo refere uma experiência de educação para a segurança tecnológica que decorreu numa sala de 1.º Ciclo de Ensino Básico. O trabalho diário que os alunos efectuaram com as tecnologias obrigou a tratar os seus comportamentos face à manutenção do computador e à segurança online. A participação no programa SeguraNet foi um complemento natural a este trabalho e introduziu novas componentes relacionadas com os jogos online e os telemóveis. Ao longo do ano, o professor desta turma foi percebendo que estes temas eram desconhecidos por muitos dos professores e assumiu que o trabalho destes alunos seria divulgado, por eles, a outras turmas da escola. Esta experiência foi avaliada pelos intervenientes e já nos parecia interessante para ser divulgada. No entanto, esta ideia foi reforçada pela publicação das metas de aprendizagem que, não sendo obrigatórias, incluem a segurança na Internet como um tema a ser tratado neste ciclo de ensino.This article shares an experience on education about technological safet y held in a primary education classroom. The daily work involving ICT that the students were faced with required an educative approach regarding their behaviour and actions on computer maintenance and online safety. The participation in the “SeguraNet” project was a natural complement to this work and introduced new components related to online games and the use of mobile phones. Throughout the year, the class teacher began to realize that these issues were unknown by other teachers and decided that the work of his students would be presented by them to other classes in the school. This experiment was evaluated by the parts involved and that evaluation underlined the importance of sharing the entire process. Moreover, this intention was reinforced by the publication of the Learning Goals by the Portuguese Ministry of Education, that although not being mandatory includes Internet security as a topic to be discussed in primary education classrooms.porTecnologias de informação e comunicaçãoInternetSegurança1º Ciclo do ensino básicoUma experiência sobre utilização segura da internet com alunos de 1º ciclo do ensino básicobook part