Silva, SofiaFerreira, Joaquim Armando GomesFerreira, António Gomes Alves2023-11-032023-11-032017http://hdl.handle.net/10400.26/47785Aliteratura sobre ensino superiortem dado destaque ao estudo do ambiente institucional, indicando que as perceções dosestudantes acerca da qualidade dos ambientes institucionais apresentam impacto no seu ajustamento e desenvolvimento.Com este estudo pretendeu-se desenvolver um questionário para avaliara perceção do estudante sobre o Ambiente Institucional(Questionário doAmbiente Institucional -QAI). Assim, partimosda análise de conteúdo de entrevistas realizadas a 31 estudantes e doseuconfronto com a literatura. A versão final do QAIresultou numa solução de doisfatores,com níveisde consistência interna bastante aceitáveis: Estímulo Intelectual(α=.90),Sentimento de Comunidade (α=.88).Palavras chave: QAI, construção, estudo exploratório.porQAIconstruçãoestudo exploratóriodesigningexploratory studyAmbiente institucional: construção e estudo exploratório de um questionário em contexto de ensino superiorInstitutional environment : design and exploratory study of a questionnaire in a higher education contextjournal article10.17979/reipe.2017.0.14.2326