Vieira, FernandoCraveiro, Ana Catarina2022-08-042022-08-042022-01-28http://hdl.handle.net/10400.26/41530O atual relatório apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, que constitui a etapa final do Mestrado em Ensino da Educação Física. O documento está estruturado com base no Decreto-Lei nº 240/2001, que anuncia e aprova o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário através de dimensões 4 dimensões. O desenvolvimento da dimensão profissional, social e ética foi praticada ao longo das aulas presenciais de educação física, nas sessões de ensino à distância, nas sessões de orientação vocacional. Foi também trabalhada em momentos pontuais de partilha com os alunos em momentos não lectivos. Na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem assimilei a necessidade de um planeamento adequado à realidade da escola tendo em conta os seus. Coloquei em prática estratégias de demonstração e feedback para que os alunos encontrassem motivação e atingissem o sucesso nas suas aprendizagens. A dimensão participação na escola e comunidade foi concretizada através da intervenção e interação em atividades como o desporto escolar, atividades não-letivas, saída de estudo e convívios no meio escolar. Na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, analisei a discriminação homofóbica na disciplina de educação física, procurando saber quais as vivencias da comunidade LGBTQIA+ na educação física. O trabalho realizado ao longo deste ano permitiu-me testar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. Permitiu-me simultaneamente desenvolver novas competências científicas, pedagógicas e pessoais, que serão imprescindíveis para a minha atuação enquanto professora.porDiscriminaçãoEducação físicaHomofobia internaLGBTQIA+Estudo mistoPerceção de homofobia e discriminação de alunos LGBTQIA+ em relação à disciplina de educação física em Portugalmaster thesis203047486