Ruivo, Isabel2013-11-142013-11-142013-10In: V Congresso Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro. Málaga: Grupo de Investigación Educación Infantil y Formación de Educadores. Universidades de Andalucía.http://hdl.handle.net/10400.26/4893A consciência fonológica é uma das competências fundamentais para fazer emergir todo o potencial linguístico da criança de forma a promover uma melhor literacia. O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho de crianças de 5 anos das escolas infantis João de Deus comparativamente a crianças de outras escolas. A avaliação tem como base a aplicação da Bateria de Testes ACLLE1, num conjunto de tarefas relacionadas com algumas das aptidões essenciais, tais como as rimas, a consciência silábica e a fonémica. Pretendemos comparar o desempenho da amostra deste estudo com os resultados de um grupo de controlo. Esta é uma investigação qualitativa cuja abordagem metodológica tem como instrumento a ACLLE. Os resultados sugerem que há uma diferença significativa entre os dois grupos diretamente relacionados com a iniciação da leitura aos 5 anos nas escolas João de Deus. Revela-se fundamental a estimulação da consciência fonológica nas escolas infantis.porLiteraciaFonologiaEducação de infânciaA consciência fonológica: uma questão de práticas consistentes e sistemáticasjournal article