Flôres, FábioResende, Nuno2023-07-262023-07-262023-07-24http://hdl.handle.net/10400.26/45718O presente trabalho apresenta uma análise abrangente do processo de estágio realizado na área da Educação Física. Inicialmente, na Área I, é apresentada a caracterização do local de estágio, abordando a instituição onde decorreu, as turmas envolvidas e as condições apresentadas para a prática de Educação Física. De seguida, a Área II expõe os procedimentos adotados no processo de ensino, destacando de que forma o planeamento do ensino foi conduzido. Seguindo-se depois uma visão de todo o processo de ensino, realçando as estratégias e abordagens pedagógicas utilizadas. E por fim, todo o processo de avaliação dos alunos, incluindo a descrição detalhada dos métodos e critérios utilizados, assim como os resultados obtidos neste processo. A Área III contará com a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais o Professor-Estagiário esteve envolvido, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto dessas iniciativas. Finamente, uma parte significativa do presente trabalho é dedicado à formação continua do futuro Professor. Nesse sentido, a Área IV contará com uma investigação realizada para explorar os efeitos agudos dos exergames de Realidade Virtual no Tempo de Reação dos alunos. Os resultados encontrados revelaram uma melhoria estatisticamente significativa no Tempo de Reação dos alunos que utilizado o dispositivo de Realidade Virtual, demonstrando o potencial educativo e motivador destes aparelhos para o desenvolvimento dos alunos.porEstágioEducação físicaExergamesRealidade virtualTempo de reaçãoEfeitos agudos dos exergames no tempo de reação de crianças em idade escolarmaster thesis203333322