Garcia, MariaCastelo Branco, Vera2016-03-142016-03-142015-06-19http://hdl.handle.net/10400.26/12307Este relatório final foi elaborado à luz de uma investigação de cariz educativa, procurando fazer uma reflexão sobre o papel da escola/educador na construção da resiliência nas crianças. Neste sentido, também considerei importante observar e registar o modo como as famílias e comunidade envolvente participam e influenciam a vida das crianças. Durante a prática pedagógica tentei valorizar e conhecer cada aluno, ajudando-o a desenvolver capacidades como resiliência, o respeito e a aquisição de regras, essenciais para o bom desenvolvimento do ser humano. Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo o desenvolvimento sócio-emocional, uma vez que o grupo em questão apresenta lacunas a este nível. Perante o problema, procurei viver a prática educativa de forma coerente e ser um exemplo de amor, respeito e confiança para as crianças, ajudando-as a viver e superar as frustrações do dia-a-dia.porEducação Pré-EscolarEnsino BásicoResiliênciaPapel da escola/educadorFrustraçãoReflexão do papel da escola/educador na construção da resiliênciamaster thesis201056968