Ana Sofia Brás Gonçalves2017-03-142017-03-142017-01-23http://hdl.handle.net/10400.26/18076Este projeto destina-se ao estudo de logótipos que contenham o elemento visual asas, um elemento comum a diferentes logótipos por todo o mundo. É nosso intuito explorar o uso desse elemento nos seus contextos histórico e sociocultural. Procuraremos conhecer a sua ligação conotativa e denotativa no seu ponto de chegada, aos olhos do observador. Procedeu-se para tal à decomposição de duzentos e noventa e um logótipos, procedendo-se depois à sua categorização nas áreas, sectores de atividade, símbolo, cor, forma, tipografia e área geográfica. Esta categorização permitiu-nos estabelecer conexões visuais e ideológicas. O projeto adota como metodologia de investigação e categorização da informação, a leitura crítica da literatura semiótica e a realização de inquéritos a uma amostra e, consequentemente a análise dos dados das respostas aos inquéritos. Por fim, analisados os resultados, na criação um website para partilhar visualmente a informação reunida. O utilizador curioso, acedendo ao website, pode conhecer e beneficiar dos diferentes estudos já indicados, explorando os diferentes dados reunidos sobre os logótipos.porAsasSignificadoWebsiteLogótipoAnálise visualMapeamentoCategorizaçãoMarcasASAS: Representação gráfica de logótipos aladosmaster thesis201636360