Santos, AlexandraSantos, Gonçalo2023-05-182023-05-182023-03-08http://hdl.handle.net/10400.26/44823A Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se como uma das experiências profissionais, mais próximas do contexto real do que irá ser a carreira enquanto docente. O presente Relatório de Estágio visa abordar, de uma forma reflexiva e crítica, todo o processo de prática de ensino supervisionada (planeamento e condução de ensino, desporto escolar e direção de turma), realizado no ano letivo de 2021/2022 no Colégio Marista de Carcavelos, com as turmas do 9º A e 12º F, bem como evidenciar o contexto escolar em que o estágio decorreu, através de uma síntese das experiências vivenciadas ao longo deste percurso que favoreceram imensamente a perspetiva enquanto profissional da área. Este documento contempla quatro partes fundamentais: a primeira, onde se realiza a contextualização da prática desenvolvida, em que se encontram as condições iniciais em que o estágio se desenvolveu; a segunda onde se realiza uma reflexão aprofundada e fundamentada sobre a prática desenvolvida; a terceira onde se aborda e analisa aspetos como o projeto educativo da escola, reflectindo-se sobre as experiências vivenciadas nas áreas do desporto escolar, na direção de turma, e por último, a quarta parte, que recai no aprofundamento do tema-problema, que consiste num trabalho de investigação desenvolvido no Colégio Marista de Carcavelos e que se denomina “Os Jogos Cooperativos como Instrumento de Inclusão e Favorecimento das Relações Interpessoais na Educação Física Escolar.”porEstágio pedagógicoEducação físicaJogos cooperativosRelações interpessoaisOs jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoaismaster thesis203294270