Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Cortesão, Susana Isabel Vieira2016-04-222016-04-222015http://hdl.handle.net/10400.26/13261O presente relatório final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o percurso formativo, assim como o conjunto de aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas realizadas nos dois contextos educativos, um em Educação Pré-Escolar e o outro em Ensino do 1.º CEB. O documento divide-se em duas partes. A Parte I apresenta a contextualização e itinerário formativo das práticas de ensino supervisionadas (PES) realizadas em ambos os contextos. Esta parte caracteriza-se por conter uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas nas PES, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. A Parte II diz respeito às experiências-chave, sendo estas as dimensões que considerei serem importantes ao longo do meu itinerário formativo, em cada contexto de estágio. Ao todo, as experiências-chave são seis e apresentam-se em três secções, nomeadamente, três na Secção A que diz respeito ao contexto de Pré- Escolar, duas na Secção B relativa à realidade do Ensino do 1.º CEB e uma na Secção C que incide num tópico central aos processos de transição entre os dois níveis do sistema educativo. A escolha do título “O Puzzle da Educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens” para este Relatório, vai ao encontro de todas as aprendizagens e vivências, que a par com diversos intervenientes, em diferentes contextos, tive oportunidade de contactar ao longo de todo o meu percurso académico.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagensmaster thesis201335794