Lemos, JoãoGomes, Teresa2022-06-302022-06-302022-04-29http://hdl.handle.net/10400.26/41228O presente relatório integra-se no plano de estudos do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e visa a elaboração de um projeto de web design no âmbito do Design Social. O seu intuito é analisar a função social do design no Auxílio à Situação de Emergência Social da Crise dos Refugiados. O contexto de desenvolvimento decorre da apresentação Breaking Borders Through Art, um projeto lançado pela associação Humanity on the Move, que propôs a conceção de uma solução artística focada nas circunstâncias vividas pela comunidade de refugiados nas Ilhas do Mar Egeu, a partir da associação de um artista e um refugiado. No decorrer de uma conversa informal com Asad, refugiado afegão, surgiu a motivação e a oportunidade para a criação de uma interface de e-learning para refugiados designada “Comma”, que proporcionasse a refugiados ou a pessoas em situações similares a continuidade da formação académica (EaD), centrada em práticas de ensino assistidas e na rentabilização do tempo de espera nos campos de refúgio. A prática projetual abordada no âmbito deste mestrado analisa e estuda os conceitos relacionados com o design social e realiza uma aplicação de aprendizagem online, considerando as fases fundamentais de desenvolvimento de um projeto de design, do briefing à conceção, da ideia à produção da interface, abordando as questões seminais relacionadasporDesignWeb designUser interface designDesign socialDesign para a inclusãoRefugiadosCommaComma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiadosmaster thesis203002130