Costa, Carlos Fernando Peres Ferreira daCampos, Mafalda Planas Raposo Tavares de2017-12-192017-12-192016-12http://hdl.handle.net/10400.26/19761De uma forma geral, os consumidores têm-se tornado mais exigentes. Cada vez mais, as pessoas procuram experiências únicas, diferenciadoras, que possam recomendar e que as façam repetir essas vivências. Para que qualquer negócio seja eficiente é necessário atrair clientes, mas, sobretudo, é importante fidelizá-los ao espaço. No caso dos restaurantes dos hotéis, estes foram considerados, até há bem pouco tempo, como um elemento ao qual não se dava o devido destaque. Em muitas unidades de alojamento, o restaurante era considerado como um centro de custos ou como uma área que não trazia grandes rentabilidades ao hotel. Muitas vezes existe a perceção de que o custo-benefício nestes estabelecimentos é negativo. O objetivo desta investigação prende-se, portanto, com a análise de métodos que permitam a maximização das receitas dos restaurantes dos hotéis, atraindo e fidelizando clientes. Após a realização do estudo, os resultados indicam que tem havido uma aposta no F&B dos hotéis. Tornou-se importante apostar na inovação, na qualidade dos produtos, no bom atendimento, na oferta de experiências e sensações ao cliente e em conceitos que se diferenciem do resto da concorrência. A combinação destes fatores leva à satisfação e fidelização de clientes. Para se conseguir oferecer um serviço de extrema qualidade e eficiência, é essencial adotar estratégias de marketing, estratégias relacionadas com as novas tecnologias e redes sociais, métodos de Restaurant Revenue Management ou mesmo optar pelo outsourcing. Importa referir que, o que se torna essencial em Portugal é mudar as mentalidades e fazer com que as pessoas comecem a frequentar os hotéis, com o intuito de apenas usufruir dos seus serviços de restauração, deixando de parte qualquer preconceito que possa ainda existir sobre o facto de se estar no espaço de um hotel.Generally speaking, consumers have become more demanding. Nowadays, people are looking for unique, different experiences that they can recommend and afterwards return to the places where they were happy. For a successful business it is necessary to attract customers, but, above all, it is important to be loyal to the brand. Regarding hotel restaurants, these weren’t considered, until very recently, as a main area to hotel managers. Restaurants were considered an expensive area, that did not bring too many revenues. Often there is also a perception that the cost benefit relationship is negative. The objective of this investigation is therefore to analyze methods, that allow the maximization of hotel restaurant revenue, attracting and retaining customers. After the study, the results indicate that there has been a growing effect on the F & B area of the hotels. It has become essential to focus on concepts that are different from the rest of the competition, innovation, product quality, good service, and the offer of experiences and sensations to the customer. The combination of these factors leads to customer satisfaction and loyalty. In order to offer a service of extreme quality and efficiency, it is essential to adopt marketing strategies, related to new technologies and social networks, methods of Restaurant Revenue Management or even choose for an outsourcing option. What is essential in Portugal, is to change the mentalities and get people to go to the hotels, with the intention of just enjoying their catering services, leaving aside any prejudice that may still exist about being in the space of a hotel.porEficiênciaExperiênciaSatisfaçãoFidelização de clientesEfficiencyExperienceSatisfactionCustomer loyaltyA experiência nos restaurantes dos hotéis- Fidelizar clientes e maximizar a receitamaster thesis201743795