Bernardes, João PedroRamos, Gustavo Carlos Teixeira2023-04-122023-04-122023-02-28http://hdl.handle.net/10400.26/44524A presente investigação tem como principal objetivo compreender o comportamento do consumidor sobre a compra ou não compra de roupa reciclada. Para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma abordagem metodológica mista, a partir da qual foi realizado 1 focus group, tornando possível a discussão de atitudes e comportamentos dos participantes e, consequentemente, 1 questionário que permitirá utilizar escaladas validadas na literatura para compreender melhor o fenómeno em estudo. A metodologia qualitativa foi conduzida numa fase inicial da investigação, de forma a que a sua análise permitisse obter uma maior profundidade sobre o tema e auxiliasse a criação do instrumento da fase quantitativa, o questionário, o qual obteve 313 respostas válidas para análise. Os principais resultados da presente investigação advêm da análise do modelo do comportamento planeado que serviu de fundamentação teórica para o desenvolvimento dos instrumentos de recolha de dados. Foram, ainda, acrescentadas novas dimensões de análise ao modelo – greenwashing, fatores psicológicos, físicos e preço – resultando numa proposta de um novo modelo, que, apesar de não ser testado estatisticamente, permitirá compreender as motivações, preferências de marcas, frequência de compra e valorização de etiquetas. As análises das várias dimensões mencionadas ajudarão também a construir diferentes perfis do consumidor no que diz respeito à compra ou não compra de roupa reciclada. As principais conclusões da presente investigação tornam-se importantes para várias entidades, como: empreendedores, marketeers, empresas da área, e sobretudo para o setor têxtil, podendo assim extrair considerações importantes para o tema da sustentabilidade no setor têxtil e permitir uma melhor compreensão do seu papel na fase de compra ou não compra de roupa reciclada.porSustentabilidadeEconomia circularRoupa recicladaComportamento do consumidorTeoria do comportamento planeadoGreenwashingO comportamento do consumidor na fase de decisão de compra ou não compra de roupa recicladamaster thesis203268008