Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Ferreira, Ana Cecília Leitão2021-10-252021-10-252021http://hdl.handle.net/10400.26/37783O Relatório Final do Mestrado denominado “A aprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEB” descreve de forma sucinta, o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O Relatório Final apresenta, também, uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta a duas questões seguintes: Que oportunidades de aprendizagem, o estudo que utiliza histórias, jogos, manipulativos etc, para realçar a compreensão do tempo e sua medida, ofereceu? e Qual o papel da Investigadora na orquestração das atividades dos/as alunos/as? Os resultados desta pesquisa apontam que os/as alunos/as do 2º ano do 1º CEB, neste ambiente sociocultural lúdico, participaram ativamente para compreender o conceito matemático de tempo através da representação das suas próprias ideias e de as ligar às suas experiências reais do dia a dia, envolvendo conceitos e processos matemáticos. Relativamente à leitura de tempo num relógio analógico os/as alunos/as utilizaram: o conhecimento de fração; estratégias “número de horas” e “tempo absoluto”; o ponteiro das horas foi de forma significativa mais desafiante a posicionar de forma exata, do que o ponteiro dos minutos.porEstágio em 1º CEBCompreensão do Tempo MatemáticoRelógio AnalógicoTempo LúdicoOrquestraçãoAlunos do Básico 1º CicloAprendizagem do tempo num ambiente lúdico com alunos do 2º ano do 1º CEBmaster thesis202768252